Achados de Melvin Jones: 2012


ACHADO NO FUNDO DO BAÚ - 1
By Barmann

O QUE NECESSITA NOSSO CLUBE?
Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Outubro de 1.945 na "Carta Mensal"
A grande questão que surge ante todo Lions Clube hoje mais do que em nenhum outro tempo é,... "que necessita nossa terrinha?", e ao mesmo se apresenta outra de igual importância, a saber, "que necessita nosso Clube"? Porque se nosso Clube é fraco em qualquer sentido, se não satisfazemos as necessidades de nosso próprio Clube,... como queremos preparar a nossa pátria?
O futuro que nos espera, irá trazer muitas circunstâncias de vida nova e um porvir altamente promissor para nós os Leões, sempre que nos mantenhamos a altura dos câmbios e mudanças vindouras e que aproveitem as nossas oportunidades que se nos apresentam de prestar mais serviços à comunidade. O que ante mais nada nosso Clube precisa, é intuição para prever o porvir ou futuro inspirando-nos em nossas atividades e nós guiar endereçados a realizar mais serviços, maiores e melhores.
Para ministrar ensinamentos em nosso Clube esta disposição mais ampla, a potência e energia para traduzir a primeira em atividade eficaz, provavelmente o que inicialmente devamos fazer é eliminar dentro do Clube, tudo o que de fato estorve ou importune, sejam idéias, hábitos e métodos inadequados, entretanto, devemos conservar e estimulando somente aqueles que efetivamente sejam proveitosos. Assim mesmo, se porventura se necessitasse trazer ao Clube, mais vigor, mais cérebros e, com estes mais idéias, métodos novos para enfrentar nossos problemas e umas novas perspectivas. Agora nos encontramos nos umbrais de uma nova era, que é a ocasião ideal para efetuar um inventário completo de nosso Clube, atendendo especialmente á maneira de melhorá-lo e vigorá-lo, afim de que nos anos vindouros, assim como, nos anteriores, continue no seu patamar destacado ante o público e a comunidade é, em seu caráter de iniciador progressista de digno dirigente.
Para determinar o que nosso Clube necessita, tomemos em consideração nossa própria comunidade, tomando nota, por exemplo, dos câmbios e mudanças na sua população. Quantos concidadãos irão se engajar no serviço das armas, em indústrias ou trabalhos da guerra em geral, alguns deles para jamais retornar! Por outra parte, provavelmente muita gente nova tem se radicado no território. Alguns destes novos vizinhos talvez permaneçam e se fixarão, entanto que até possa haver movimento de imigração que traga ainda mais habitantes a nosso médio. Também pode ser que ocorram mudanças no mundo dos negócios, entre os comerciantes, administradores de industrias e fábricas.
Todo Lions Clubes necessitará homens de esse calibre. E, portanto deve trazê-los ao Leonísmo e, aproveitar sua previsão, direcioná-la e pô-la em ação. Assim com esse fator deste elemento novo na esperança do local e do futuro da Pátria, também o será dos Lions Clubes.
Mais para trazer dito elemento a nosso próprio Lions Clube teremos que demonstrar ser um bom Clube, o melhor da localidade, um organismo em que esses homens, de por si, julguem que devem inscrever se a fim de levar a pratica o que forjam e traduzir seu entusiasmo em ação. O que é que nosso Clube necessita para propiciar uma boa impressão neles? Nosso Clube se conduz como um organismo bem administrado de forma que agrade aos homens de negócios? O Clube apresenta ou tem bases nos seus procedimentos e encontra-se em boas condições econômicas? São ativas as suas comissões, são novas, serviçais, úteis e progressistas as suas atividades? E nossos programas. São de oportunidades interessantes e inspiradoras? Estas coisas são algumas das que os homens de espírito empresarial na comunidade do futuro ou porvir querem saber; e se permeio de nossas obras serão convencidos de que participamos na sua intuição e previsão, de seu entusiasmo, de seu interesse em servir desinteressadamente e de sua disposição para assumir responsabilidades, então com gosto e prazer também eles se tornarão Leões.
                                                              Melvin Jones
                                                                     ****

ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 2
By Barmann

A LUA DE MEL ESTÁ NO APOGEU


Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Novembro de 1.945 na "Carta Mensal"
Já faz cinco meses que o novo Presidente assumiu na generalidade dos Lions Clubes, mas a sua "lua de mel" está ainda no seu apogeu porque ele está, por assim dizer, namorado de suas funções e desempenhando-as, está passando uma das melhores épocas da sua vida. Se sente feliz de ter muito que fazer e de converter em realidade suas aspirações de que seu Lions Clube seja o melhor organismo do território.
Antes de mais nada, o Leão Presidente se auto-examina: Está fazendo cabal frente a sua verdadeira meta, inspirando e dando lhe exemplo de espírito empresarial? Criou seus comitês com o melhor elemento disponível, lhes tem ajudado mos seus planejamentos aconselhando-os de acordo com seu próprio entusiasmo? Em fim, tem dado mostra ou amostragem de ser um Dirigente ou Chefe dinâmico, que merece o respeito e a lealdade de seus companheiros?
Foram atribuídos deveres precisos e específicos aos Vice-Presidentes? No fim, ocupam um alto cargo na Diretoria do Clube e podem trabalhar nas suas funções em forma valiosa e eficiente para seu bom êxito e sucesso. Não se deve esquecer que o ex Presidente Imediato conta com experiência que continua senso de importância para o Clube; utilizam-se seus serviços em toda a extensão que pode brindar? E o Secretário, leva a bom termo atas e arquivos e, é pontual na entrega dos informes e demais correspondências? Executa com eficiência sua obrigação de funcionar entremeando entre o Clube, o Distrito e a Associação? O Tesoureiro conhece e cumpre as suas obrigações e o Diretor Social é cuidadoso na guarda dos paramentos e pertences do Clube assim como, o Diretor Animador, mantém ativamente a harmonia, o bom companheirismo, a animação e o entusiasmo nas reuniões do Clube? E a Diretoria, se reúne com regularidade e está bem integrada realizando devidamente a sua missão?
O Leão Presidente investigará e se certificará se, todos e cada um das suas comissões são ativos e de utilidade. Tem a Comissão de Finanças um plano ou projeto sob o qual se cumpre rigorosamente o previsto pelo orçamento administrativo, inclusive a eficaz e pronta cobrança e coleta das quotas e mensalidades, assim como, o pagamento das contas e a devida colaboração com as Comissões de Atividades na arrecadação de fundos para os custeios dos serviços Leonísticos? A Comissão de Associados está alerta com as muitas oportunidades atuais? Está preparando agora e planificando para que o Clube participe no "Programa do Aniversário de 1.946" para o aumento de novos associados? Trabalha com afinco a Comissão de Instruções Leonísticas, especialmente tratando dos novos associados? Empenha-se a Comissão de Assistência para que esta seja perfeita e, a Comissão de Programas para que as assembléias e reuniões sejam de tal interesse que, estimulem uma assistência completa e, os associados às continuem freqüentando?; E o Comitê de publicidade, faz e desempenha a sua função e tarefa ou, mantém o Clube na obscuridade?
As Comissões de Atividades estruturaram e planificaram em forma completa e profícua, muito em especial as referentes à ordem cívica e as melhoras na comunidade? Assim mesmo, a Comissão de Cidadania e Patriotismo e os Comitês que tem relação com a Visão? Trabalham ininterruptamente?
O futuro que se vislumbra é brilhante para as pátrias dos Leões, para o mundo e para o Leonísmo; mas esses porvires podem complicar muitos problemas cuja solução depende de uma sábia direção. Assim a pergunta que deve ser feita ao Leão Presidente,... Está meu clube de Leões organizado de tal forma e alerta para que, prontamente poder fazer frente a qualquer situação?
Respondendo esta pergunta com ações eficientes e eficazes, o Presidente se sentirá satisfeito e contento? Sim, porque sua "Lua de Mel" de Dirigente ainda está no seu apogeu.

                                                                       Melvin Jones

****


ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 3
by Barmann


O CLUBE BEM DIRIGIDO

Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Set./Out. de 1.946 na "Carta Mensal"
A preferência de toda pessoa que viaja é fazê-lo, digamos, num trem bem conduzido que, parta no horário pré-estabelecido, que marche sem interrupções e chegue ao seu destino. Quem faz a viagem por via aérea também prefere uma companhia aérea bem organizada e uma aeronave igualmente bem pilotada cujo leme está nas mãos de um piloto hábil e experto, que sem desviar-se, leve o aparato para onde ele deverá ir. O mesmo por mar quer-se que o navio bem conduzido faça a travessia com segurança, sempre avançando pela rota que lhe corresponde.
Tratando-se de um Clube, não é lógico e indispensável que deva ser feito ou realizado inteiramente da mesma forma ou maneira?
A existência de qualquer organização bem gerida ou dirigida quer dizer que os dirigentes são ativos e conscientes, apegados e ligados a uma boa administração e a um bom preparo de planificações administrativas; que permeio do exemplo mantém vivo o interesse e promovem a eficácia de quantos integram a organização. Nesta, sob boa direção, cada integrante tem a sua atribuição específica e vice-versa, tomando-se as devidas precauções para todas as contingências. Todos os integrantes, sejam sócios, funcionários ou não, devem ter conhecimento e preparo das suas tarefas e atribuições, devendo saber a que organismo pertencem, como é costumeiro ser dito "sabem o que trazem nas mãos".
Todo Lions Clube deve ter um programa de organização bem definida assim como, de atividades de serviços, a par de outro igualmente preciso e contínuo de instruções Leonísticas. Na verdade, todo Leão digno do título necessita estar perfeitamente interiorizado na organização de seu Clube, Região e Distrito. Necessita ter um conhecimento pleno e amplo de todo o que tem que saber da Associação de Lions Clubes, suas normas e procedimentos, seus Estatutos e Regulamentos, Objetivos e Código de Ética. Deste modo o associado em particular se espera e assim contara com uma preparação melhor para o cumprimento de seus deveres Leonísticos.
No mundo atual, mais do que em nenhuma outra época, agora se necessita trabalhar; se necessitam os Lions Clubes que trabalhem constantemente e em forma direta. Segundo o andar e funcionalidade da atividade do Leão Presidente, assim trabalhará e agirá o conjunto do Clube em e para o próximo e a família, pelo melhoramento e bem estar da pátria, pela paz mundial e o progresso universal. O trabalho se manifestará em nossos Clubes, no seu desenvolvimento, na sua influencia e na valia dos serviços prestados. Por isso, trabalhemos porque trabalhando no conceito de que o trabalho é a "Porta da Oportunidade". "Trabalho" é a palavra: Trabalhemos juntos, coesos, unidos, inteligentemente com perseverança e paciência. Esta combinação é infalível e invencível!
                                                                   Melvin Jones
                                                                     *****


                                                ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 4
                                                             by Barmann
                                          TENHAMOS FÉ NO NOSSO TRABALHO
Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Novembro de 1.946 na "Carta Mensal"
A Fé é uma grande virtude. Todo o progresso, tudo o adiantar da humanidade, todo o bem da vida tem emanado partindo da inspiração na fé. Sem a fé, nada teria valor espiritual. O homem careceria de ideais, não existiria esforço de superação, vontade ou zelo para servir desinteressadamente aos outros nem para alcançar ou tentar atingir o sucesso que vale a pena. A fé é essencial para o êxito e,... ao falar de êxito, estamos longe de nós referir ao que se pode medir na balança do próprio benefício que o próximo recebe,... isto é, a equivalência de serviços prestados aos nossos semelhantes.
Uma verdade dominante que é exposta no primeiro postulado do Código de Ética dos Leões, é que devemos trabalhar em nossa vocação e fazê-lo com diligente e habilidosa aplicação. Aquilo em que trabalhamos é digno de nossos melhores serviços. A propósito, nosso Código nos da um conceito revelador e inspirador do propósito com que devemos trabalhar. Nossa tarefa deve ter por foco o esforço desinteressado, uma qualidade de diligência tão elevada que nos faça dignos de uma boa e ilibada reputação. Porque trabalhar no próprio negocio, profissão ou ocupação qualquer que esta seja, simplesmente pelo lucro a aferir, pela remuneração que nos concede ou, pelas vantagens pessoais que nós traz, não é render nem equivale a ter prestado serviço nenhum. Fazê-lo assim, somente redunda em beneficio próprio ou a si mesmo, resultando em bem egoísta, o qual frustra o propósito do trabalho postulado do Código de Ética dos Leões. Nem em si mesmo nem no resultado pecuniário, satisfaz realmente o homem que labuta meramente com finalidades egoístas.
O Código de Ética dos Leões postula um conceito mais elevado de trabalho. Ele ensina que o homem deve pôr o melhor da sua parte, para o avanço do seu negocio, profissão, ocupação ou instituição com que esta interligado, sendo obrigado a fazer que assim se beneficie diretamente a comunidade. Isto se pode atingir cuidando do próprio negocio e professando assim a fé e confiança que temos transformando-a com a seguridade de que a maioria das vezes, economicamente falando, nossos negócios ou ocupações terá cuidado de nós.
Porque a utilidade que, entre tantos ganhos também é parte da recompensa que provém do serviço que rendemos, de acordo com o segundo postulado de nosso Código que diz: "Buscar o éxito e exigir toda remuneração ou ganância justa que possa merecer".
Hoje, nós, estamos nas fronteiras de uma era desconhecida, lutando em meio a dificuldades, mais com fé ilimitada, olhando ao oriente do amanhã. Para que se realizem nossas esperanças, temos ao igual de nossos antecessores, estarmos possuídos de vontade para trabalhar e com uma viva fé em nossos próprios negócios, ocupações ou tarefas. Somente assim, poderemos lograr o triunfo grandioso que eles alcançaram e atingiram, no nosso caso, para forjar um porvir com garantia de paz duradoura, amizade internacional e progresso mundial.
Como Leões, sempre devemos apartar o olhar dos interesses puramente egoístas e sempre fixar a visão na cúpula da grandiosa catedral do ideal do serviço desinteressado e o serviço altruísta que nos propusemos e pretendemos construir. Servir a humanidade cada um de nós, cada qual tendo fé em seu próprio trabalho e fazendo-o consciente e habilidosamente com a finalidade de fomentar o bem-estar do próximo ou achegado, a família, o país, a pátria e todo o gênero humano; essa é a senda da verdadeira satisfação pessoal baseada no trabalho bem feito e do cumprimento do fim da vida. Este é o espírito do Leonísmo.
                                                         Melvin Jones
                                                             ****

                                              ACHADO NO FUNDO DO BAÚ - 5
                                                            by Barmann

                              OS LEÕES SE DIVERTEM EM MEIO DO SEU TRABALHO


Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Setembro de 1.948 na "Carta Mensal"

É um Leão porque na sua labor encontra uma entidade que brinda incontáveis oportunidades para servir abnegadamente. No Lions se combina trabalho e conjugadamente se encontra diversão, satisfação, relaxamento e até divertimento. Ingressou no Lions Clube porque este é um organismo ativo e trabalhador e as oportunidades que lhe são brindadas para servir desinteressadamente e para efetuar o bem, constituem uma das razões que satisfaz por pertencer ao Lions Clube. Os Leões se divertem a par que labutam e servem, porque lhes agrada o trabalho e sabem como combinar de tal maneira com a diversão que, um e outra contribuem a obtenção de uma mesma finalidade.
Perguntando a qualquer Leão, obterá provavelmente como resposta que, em nenhuma outra entidade existe uma organização em que as oportunidades de trabalho e de se divertir trabalhando, são tão grandes como num Clube de Leões.
Considere-se, por exemplo, o Leão Presidente: seu cargo é serio e requer muito trabalho árduo, serio e consciencioso, mas o faz com satisfação e prazer para que seu clube seja forte e influente! Que satisfação maior poderia experimentar do que ver seu clube crescer e aparecer nos serviços comunitários, na influencia perante a população, no reconhecimento, na aprovação e aceitação das obras e campanhas, e na estimação pública, distinguindo-se assim o êxito da sua razão de ser? Por acaso não acontece o mesmo com o Secretário do Clube e com todos os outros e cada um dos Associados integrantes do mesmo assim como os componentes da Diretoria e das Comissões?
Havendo satisfação, prazer e resultados positivos, com certeza obteremos como é natural, o aspecto de bom companheirismo e confraternização. Perguntando-se a qualquer Leão, ele concordará que, graças ao entusiasmo e a ação do Presidente do Clube, à labuta conjuntamente com as atividades desenvolvidas pelas comissões, os programas e ao trabalho conscientizado de todos os demais, é uma incomparável oportunidade para que nos encontros, assistências e reuniões no clube, propicie um ambiente de amistosa sociabilidade e congraçamento pelo sucesso obtido. Nestes encontros mediante as diversões despreocupadas, se passará um período de tempo em que livremente se ouvirá o rugido Leonístico, a entoação dos cantos e, a exposição da criatividade dos Diretores Social e o Animador. Que é uma coisa conhecer novos Leões é um fato, assim como conhecer melhor os companheiros e estreitar amizades; e que, é um enorme prazer encontrar pessoas de interesses comuns, unindo os esforços em trabalhos comunitários, programar e realizar obras e campanhas serviçais em união e conjunto com os demais. Consideremos que no fundo da sociabilidade e do despreocupado divertimento das muitas sessões, reuniões festivas e atos leonísticos, existe uma finalidade séria e um objetivo comum. Este objetivo e propósito constituem o serviço desinteressado e, para os Leões, o mais importante do seu prazer e satisfação no trabalho consistente em render resultados perante e com a comunidade.
À medida que a Associação de Lions Clubes internacional cresce em conjunto, associa alcance e extensão, ramificando-se mais e mais, desempenhando um papel cada vez mais importante nos assuntos locais, nacionais e até internacionais propiciando a chamada da atenção na Associação por ser indubitavelmente diferente mediante méritos dos seus serviços e os proveitosos resultados das suas obras. Muito recriam para tornar mais fortes seus clubes e a sua Associação, estendendo mais os ideais do Leonísmo, alargando e encompridando em maior escala as suas atividades.
Todo isto quer dizer árdua tarefa e labor e,... muita! Mais os Leões se divertem em meio às tarefas que desenvolvem, ao passo que servem, logram e atingem plenamente seus objetivos propostos.
                                                               Melvin Jones
                                                                   ****

                                         ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 6
                                                          By Barmann

                                  A CHAMADA DE HOJE AOS LEÕES

Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Outubro de 1.948 na "Carta Mensal"

Fulgurante brilho vermelho, roxo e púrpuro nos anuncia a chegada de uma estação: neste brilhante dia de Outono, recordo unos versos que citei numa certa ocasião, em minha alocução feita para os Leões, na primeira Convenção da Associação que teve lugar em Dallas – Texas em Outubro de 1.917. Penso que esta lembrança da minha recordação, veio à tona na minha memória por ser neste mês o XXXI aniversário dessa referida Convenção realizada e, ao repeti-lo, me parece que são muito oportunas e bem a propósito deste momento, ao igual de então e na época do nascimento da Associação de Lions Clubes.
Expressam assim:
"Venham folhinhas, que ao vento um dia ouvimos cantar,
Venham por sobre o arroio comigo jogar!
Galhardeia teu traje vermelho e púrpura,
Que o verão já se foi e o inverno chegou...
Quando no chamado do vento as folhas caíram,
Para em seguida em seu leito invernal, preparar-se a dormir
E com um manto de alva neve as venha a cobrir".
Depois dos versos eu adicionei estas linhas:
"Assim é o final da vida das folhas, mais antes, ao chamado das folhas, as atividades nos negócios, revivem em todas partes. Ao chamado das folhas, os homens de negócios revivem e surgem em todas partes. Ao chamado das folhas os homens de negócios e profissionais retornam a suas ocupações e labores profissionais. As escolas, colégios e associações se vestem com suas roupas, macacões ou uniformes de trabalho... porque as folhas se vestiram com as vestes vermelhas e púrpuras".
"Com o chamado das folhas vem também a chamado do Leonísmo; a assistência e freqüência às reuniões diurnas e vespertinas são estimuladas. A Diretoria do Clube, os Membros das Comissões e os associados do Clube, todos por igual se juntam e unem para a chamada da lista de presença... porque o verão se foi e o inverno chegou".
Neste primeiro pronunciamento que fiz aos Leões e que intitulei: "A chamada aos Leões", comparei a chamada do vento as folhas a brincar, com a chamada aos Leões para a atividade e o trabalho. É esta uma chamada que têm sido bem atendida ao longo dos anos com o maior entusiasmo, vontade e energia. De que outro modo nossa Associação poderia ter crescido como o tem feito e adquirir em tão somente três curtas décadas nesta inédita magnitude sem precedentes em extensão e influencia?
Como haveria poder alcançar um recorde incomparável da folha de serviços, a história notável de atividades e uma reputação tão grande e estima pelo realizado trabalho proveitoso nestes curtos trinta e um anos? Sim, Lions têm funcionado bem e ganhamos uma posição única e salientada no campo dos serviços más, de maneira alguma devemos considerar que chegamos ou atingimos o cume ou topo. Nossos maiores serviços, nossas maiores oportunidades ainda estão pela frente e por vir. Ainda somos jovens, apenas descobrimos e abrimos o campo de nossas oportunidades para trilhar e cumprir. Fizemos muito, mas é necessário fazermos muito mais. Para uma organização como a nossa, sempre haverá muito para fazer pelo homem, a família e a comunidade, pela Pátria e o Mundo. Assim eu hoje, gostaria de repetir a mesmo chamamento que fiz aos Leões para trabalhar neste XXI aniversário da primeira Convenção realizada em 1.917.
"O verão se foi e os dias vêm sendo mais curtos. É este um sinal de que o inverno se aproxima.. Em Setembro nos reunimos de novo nos nossos Lions Clubes, prontos e ansiosos para agir. Em Setembro aperfeiçoamos a organização de nossos Clubes e seus planos de atividades e o fizemos da mais e melhor maneira que pudemos. Mais, agora estamos em Outubro, no mês que entraremos realmente e de verdade em ação. Deixemos que se escute a chamada à trabalhar: mostremos nossas cores Púrpura e Ouro.
Como tenho dito antes de abordar este tema, a chamada aos Leões é para estimular o direcionamento e a ação individual dos membros e incentivar uma ação mancomunada por parte de nossos Lions Clubes. Ambas são igualmente importantes, porque é a individualidade a que faz o destaque do Clube e, é o Clube o que combinando e coordenando iniciativas juntamente com o vigor, o talento e a energia individual de seus integrantes, da a cada um deles um meio eficiente e organizado através do qual poderá oferecer e atuar de maneira mais eficaz.
Naquele discurso que fiz há muito tempo, eu perguntava: "O que é um líder ou guia?" e eu mesmo respondi dando a definição constante no dicionário: "Uma pessoa que conduz e ensina a outra o caminho; pessoa que ensina e dirige a outra".
Tal definição e boa hoje em dia. Leões!... não somos nossos líderes? Não marcam nossos ideais, inspiração e trabalho o caminho a seguir para superação da comunidade, do bem-estar nacional, da paz internacional e do progresso humano? Vocês não ouvem a chamada dos Leões para a ação a fim de realizar e converter em realidade estes ideais?
Já que escrevo isto de maneira de uma lembrança, me permitam fazer outra citação, que também já usei em discursos para os Leões, bem lá nos seu início:
"Tem musica que morre ainda antes que sua cadência se arraigue.
Há poesias que perecem com o idioma que lhes deu o ser. Também a arquitetura tem obras frágeis: alguns dos seus templos desmoronam e desabam. Somente a escultura chega à imortalidade, mas as estátuas dos velhos Mestres são esculpidas em número reduzido adquirindo assim mais valor, conforme os anos vão passando. "O que fazemos em beneficio próprio, morre conosco, o que fazemos para e pelos outros, perdurará depois da nossa morte".
Leões! Façamos que nosso trabalho seja tal que dure como as esculturas dos Mestres. Vamos fazer uma qualidade duradoura não somente para os homens que nós seguem, más que também seja de valor inestimável para as futuras gerações.
Deixemos que esta seja a chamada de hoje para os Leões!
                                                                 Melvin Jones
                                                                       ****



ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 7
By Brmamm

O NOVO MAQUINISTA

          Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Julho de 1.949 na "Carta Mensal"

Agora, novo Leão Presidente, no Seu Clube você é o "Novo Maquinista". Você tem pertencido a seu Clube por diversos anos. Seus companheiros o acham simpático e certamente você ganhou a confiança deles.
Você certamente há exercido bem as funções ocupadas em outros cargos e agora foi eleito para conduzir o Clube durante o ano fiscal Leonístico 1.949-50. Ao contrario das ferrovias dos anos 20 está em relaxada e deteriorando, seu Clube está em magníficas condições portanto, seu ânimo estará excelente, cheio de energia acumulada e pronto para executar pontualmente as planificações e projetos. Os Leões que lhe precederam nas suas elevadas funções, dirigiram bem o Clube e agora que Você é o "maquinista" também fará a planificação do seu percurso, sujeitando-se aos horários e fazendo que seu trem chegue a tempo.
O primeiro que Você fará, será organizar seu Clube convocando uma reunião da Diretoria e fazer uma análise das suas planificações e projetos a realizar. Selecionará os membros para ocupar as diferentes comissões e designará um diretor ou presidente para cada uma delas. Posteriormente reuniram-se com todos os diretores componentes da sua diretoria, fazendo-os saber o que espera de cada um deles, logo depois os juntará com os chefes das comissões e fará com que todos os detalhes sejam minuciosa e devidamente discutidos. La coordenação e a cooperação constituem o secreto do sucesso e do êxito de uma boa administração.
E se no curso e andamento do seu trabalho se lhe apresentar alguma dúvida, vai ver que a diretoria o ajudará a resolver ou colaborará displicentemente para solucioná-lo. Assim também notará e levará em conta que toda a "tripulação" está a postos: os Vice – Presidentes, o Secretário, o Tesoureiro e todos os integrantes da Diretoria, assim também os membros das comissões e no contexto geral,... todo o Clube. Boa Sorte e Boa Viagem!
                                                                      Melvin Jones
                                                                             ****

ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 8
By Barmann


REFAZER O MELHOR PARA SEU CLUBE
Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Setembro de 1.949 na "Carta Mensal"
Numa recente conferência, o Presidente de um Lions Clube afirmou que em algumas ocasiões às vezes era muito difícil saber o que deve ser feito para comprazer os desejos dos membros associados do seu Clube. Mal tinha acabado de falar quando outro Presidente presente no evento manifestou que ele sempre havia procurado que o maior número possível de associados ajudasse na análise dos problemas surgidos no ou para o Clube e, após chegar a um acordo ou conclusão com eles em referencia ao que seria melhor para o Clube, procedia conforme o ponto de vista convindo. Por ter seguido esse procedimento, continuou, eu nunca tive dificuldades em levar adiante o trabalho programado ou projetado do Clube e, como geralmente contava com a opinião e anuência unânime e respaldado pelos integrantes, conseguia a cooperação absoluta dos parceiros.
John Ruskin (n/red.-Inglês, poeta, artista. Crítico, revolucionário social e conservacionista da era Vitoriana) disse certa vez que, enquanto a missão do comerciante, do trabalhador, do advogado, do médico e, de seus semelhantes, era "viver" para os homens, a do soldado, era "morrer" pelos homens. "Assim não foi surpresa ao ouvir a repreensão do General de Exército: "Faça sempre o mais que possa pelo seu país", porque ele foi um verdadeiro soldado que viveu e lutou e que em muitas ocasiões esteve a ponto de morrer por sua pátria.
Tal qual a primordial responsabilidade de um soldado é "cumprir e morrer", assim a responsabilidade dos Leões representantes da flor e nata dos negócios e profissões nas suas comunidades,... é viver para seus semelhantes por dentro e paralelamente nesta missão, fazer mais por seus Clubes.
                                                               Melvin Jones
                                                                 ****
ACHADO NO FUNDO DO BAÚ - 9
By Barmann

DEMOCRACÍA NOS LIONS CLUBES
Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Abril de 1.959 na "Carta Mensal"
O simples fato do desenvolvimento do Leonísmo basta para alcançar sua magnitude atual atingida nos seus menos de 33 anos de existência, parece indicar que lhes agrada e é procurado pelos homens de "pelo em peito", que naturalmente querem pertencer a uma organização desta natureza que oferece e concede estes resultados: as atividades de serviço do Leonísmo que já excedem a 100.000 anuais e demonstram que o sistema do movimento, prove frutos satisfatórios. Toda localidade em qualquer parte do mundo que possui ou conta com a existência de um Lions Clube eficiente e ativo, estabelece um melhoramento positivamente na raiz das atividades deste.
Não podemos menos do que nos regozijar com estes resultados e do nobre e são espírito dos Leões que fazem que assim seja, trabalhando ativamente num ambiente de liberdade e decência, Nós comprazeria e agradaria de que estes serviços executados estejam rendendo frutos benéficos, através das tarefas executadas por cada clube com seus próprios projetos e de maneira autóctone. Quando se executa isto, via iniciativa particular e com uma liberdade tipo sistema empresarial, visualizando o que os cidadãos podem e estão dispostos a fazer, permitindo -lhes e facultando o livre exercício da sua engenhosidade e criatividade, uso reto e correto dos seus próprios recursos, do seu próprio trabalho, contabilizando todos estes dons, e colocado-os em livre jogo aplicativo, em forma sadia, sem interferências, ressalvas ou obstrução de autarquias sejam Leonísticas ou paralelas, mas sim com, e, mediante nobres, honestas intenções e elevadas finalidades.
No foco e luz do propósito que prove andamento e impulsão a todos os serviços Leonísticos, se vislumbra o verdadeiro significado dos resultados que por onde quer que seja, pode-se observar e notar claramente. Neste patamar, há indivíduos que esqueceram seus próprios interesses ao menos o suficiente para verdadeiramente trabalhar em prol do próximo ou achegados, seus concidadãos, os necessitados e pelos proletariados, ajudando eficazmente no melhoramento da família, do país, da pátria ou em fim, do mundo todo.
É dizer, que os Leões labutam em pró dos seus semelhantes e para o benefício de todos, por metodologias e meios democráticos e em fiel observância aos Estatutos que, eles mesmos compuseram e adotaram.
Os Leões logo participarão num outro importante ato dentro e no seu sistema democrático, constante na eleição dos integrantes da Diretoria que prestarão seus serviços e atividades nos seus Clubes, no seu Distrito, e na Associação durante o próximo período social. Exercitando este direito de maneira e em forma inteligente e consciente, terão a oportunidade de eleger e escolher democraticamente os melhores indivíduos dentre os homens de bem, que possuem as qualidades positivas e condições que lhes permitirá obter resultados ainda mais grandiosos do que fizeram ou atingiram jamais até agora.
                                                      Melvin Jones
                                                   Final da pesquisa

Um comentário:

  1. Esta página contem textos publicados pelo fundador do Leonismo CL Melvin Jones, pesquisados pelo CL Barmann, o qual intitulou "Achados no Fundo do Baú". São 9 textos encontrados até agora, porém demonstra não parar por aí. Solicita a quem dispuser de outros achados que remetam a ele para ampliar esta fonte de informações.Parabéns CL Barmann !

    ResponderExcluir